Gramática
Vocabulário
Oralidade
Compreensão Oral
Leitura
Escrita
Cronograma (em aulas de 1h30) :
Unidade | Número da aula | Lição | Conteúdo | Sugestão de atividade extra | Categoria (CEFR) e competências |
Antes de começarmos 1 | 1 | A | 1 | Uso de flashcards para praticar as expressões de uso em sala de aula. | A1 |
1 | 1 | A | Lição A: diálogo até ampliação do vocabulário (Lição A: O alfabeto). | Uso de flashcards para praticar o alfabeto. | A1 |
1 | 2 | A | Ampliação do vocabulário (repetir para fixação e fazer o exercício A) até exercício B da Lição B: Cumprimente as pessoas da sua classe. | Uso de flashcards para praticar mais expressões de cumprimentos. | A1 |
1 | 3 | B | Revisão do que foi visto na última aula; Lição B: Diálogos até Lição B: Construção do conteúdo. | Uso de flashcards para praticar nacionalidades. | A1 |
1 | 4 | B | Revisão dos pontos que apresentaram mais dificuldade para os alunos na última aula; Exercício C (lição B) até Exercício B da Lição C: Despeça-se das pessoas da sua sala. | Uso de flashcards para praticar nacionalidades e profissão. | A1 |
1 | 5 | C | Lição C: Diálogo até Lições A, B e C: Aplicação oral do conteúdo. | Uso de flashcards para praticar nacionalidade e profissão. | A1 |
1 | 6 | Revisão oralmente de cumprimentos e despedidas; leitura até consolidação lexical. | Uso de flashcards para praticar o vocabulário aprendido na unidade 1. | A1 | |
2 | 7 | A | Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso de flashcards para falar de uma terceira pessoa e apresentá-la. | A1 |
2 | 8 | B | Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso de flashcards para praticar números de 0 a 10. | A1 |
2 | 9 | C | Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso de flashcards para praticar vocabulário referente a membros da família e pessoas do meio familiar. | A1 |
2 | 10 | A, B e C | Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. | Uso de flashcards para praticar o vocabulário aprendido na unidade 2. | A1 |
3 | 11 | A | Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso de flashcards para praticar números de 11 a 50. | A1 |
3 | 12 | B | Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso de flashcards para praticar números de 60 a 1003. | A1 |
3 | 13 | C | Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso do mapa do Brasil para explorar os diferentes fusos no território brasileiro, seus estados e capitais. | A1 |
3 | 14 | A, B e C | Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. | Uso de flashcards para revisar os números aprendidos e o mapa mundi para falar sobre fuso horário. | A1 |
3 | 15 | Pronúncia do Português – parte 1 | Pronúncia do Português – parte 1 | A1 | |
4 | 16 | A | Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso de um livro sobre conjugação de verbos em português ou de algum site on-line. | A2 |
4 | 17 | B | Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso da internet para verificar os diferentes tipos de menu de comida brasileira on-line. | A2 |
4 | 18 | C | Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. | Uso da internet para verificar os diferentes tipos de sobremesa mais comuns no Brasil. | A2 |
4 | 19 | A, B e C | Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. | Uso da internet para ver diferentes moedas correntes de alguns países. | A2 |
5 | 19 | A | Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar flashcards cujas imagens representem estados físicos (pessoas e lugares). | A2 |
5 | 20 | B | Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar flashcards para praticar os dias da semana e os meses do ano. | A2 |
5 | 21 | C | Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar flascards para praticar pronomes interrogativos e advérbios interrogativos. | A2 |
5 | 22 | A, B e C | Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. | A2 | |
Lições 4 e 5 | 23 | Pronúncia do português – parte 2 | Pronúncia do português – parte 2 | A2 | |
6 | 24 | A | Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar a internet para ver tipos de entretenimento. | A2 |
6 | 25 | B | Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar flashcards para apresentar a família natural e a ampliada. | A2 |
6 | 26 | C | Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar falshcards para praticar meios de transporte. | A2 |
6 | 27 | A, B e C | Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. | A2 | |
7 | 28 | A | Lição A: panorama até ampliação do vocabulário. | A2 | |
7 | 29 | B | Lição B: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar flashcards para apresentar locais em um bairro ou cidade. | A2 |
7 | 30 | C | Lição C: panorama até ampliação do vocabulário. | Usar flashcards para praticar vocabulário referente a atividades diversas. | A2 |
7 | 31 | A, B e C | Lições A, B e C: compreensão auditiva até consolidação lexical. | A2 |
Metodologia de aula e avaliação:
As aulas são de caráter predominantemente prático. No âmbito dessa abordagem, são desenvolvidas aulas expositivas, trabalhos em grupos, seminários, pesquisas temáticas e debates, além do emprego ocasional de recursos extras, como flashcards e a internet. Faz-se também, individualmente ou em grupo, a leitura dos textos sugeridos no término de cada unidade, assim como o exercício intitulado redação, visando ao desenvolvimento das habilidades específicas da disciplina.
Bibliografia básica
BAGNO, Marcos. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2020.
CUNHA, Celso. e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2014 .
Bibliografia complementar
BENEDETTI, Ivone Castilho. A arte de conjugar os verbos em português. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2004.
RYAN, Maria Aparecida. Conjugação dos Verbos em Português. São Paulo: Ática, 1995.
Número total de horas:
48 (plano desenvolvido para duração de 1h30 de aula. Número aproximado de horas para alunos com língua de interface: línguas latinas, como espanhol, italiano, francês. Este total pode variar de 48 a 60 horas).